USO DO EXTINTOR DE INCÊNDIO NOS CARROS NÃO SERÁ MAIS OBRIGATÓRIO, SERÁ VERDADE?!

20141231112605188375a


Recentemente gerou um boato na internet que o extintor de incêndio do carro não seria mais obrigatório e que a falta do extintor nos carros não seria mais considerada infração grave e muito menos resultaria em multa, será que tudo isso é verdade mesmo? ou é só mais um boato?

 O QUE É O EXTINTOR ABC?

Um incêndio se caracteriza pelo tipo de material em combustão e pelo estágio em que se encontra. Existem 3 classes de incêndio mais comuns, identificadas pelas letras “A”, “B” e “C”.

A: Ocorre em materiais sólidos, como: plásticos, borrachas, madeiras, tecidos, etc…

B:  Ocorre em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo, álcool e querosene.

C: Inicia-se em equipamentos elétricos energizados, como bateria, alternador e outros equipamentos da parte elétrica do veículo.

PORQUE ESSE NOVO EXTINTOR?

O CONTRANConselho Nacional de Trânsito, havia decidido pelo uso do novo extintor ABC, porque esse tipo de equipamento combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás.

A exigência da troca começou a valer em 1º janeiro deste ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando em falta do produto e denúncias de preços exorbitantes e de venda de equipamentos vencidos “maquiados” como novos.

Com isso, ela foi adiada para abril, para que as fabricantes conseguissem aumentar a produção e atender à demanda, Mas o extintor continuou em falta em diversas cidades e houve novos adiamentos.

Depois da terceira e última prorrogação do prazo, para outubro, o Contran realizou reuniões e ouviu dos fabricantes que era necessário um tempo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender à demanda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. E foi decidido o fim da obrigatoriedade para carros.

DESDE QUANDO?

Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.

POLÊMICA NA INTERNET

Como assim?

Isso é verdade?

E quem já comprou o novo extintor?

A partir de quando isso vai valer?

twee1

Esses e outros questionamentos e dúvidas circularam nas redes sociais e isso gerou muitas polêmicas e revoltas até por quem já havia comparado o extintor novo exigido pelo CONTRAN, (também né, não é todo dia que se joga fora cerca de 180 reais) Isso mesmo em algumas cidades o preço chegou a esse ”simbólico valor” até porque a ordem era: TER ou TER o extintor no carro, pois na ausência dele implicaria uma bela multa no valor deR$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista.

lado

Por fim: Foi cancelado a obrigatoriedade do extintor de incêndio nos carros, Então galera,  pode espalhar esse boato por aí que é verdade hein,até a próxima!!!


Por: Jadson Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s