OS ALIMENTOS CONTAMINADOS VÍTIMAS DOS BOATOS DA INTERNET

feijao

Nas últimas semanas uma notícia um tanto quanto bizarra começou a circular na internet. Ela dizia que dez pessoas haviam morrido em um hospital de São Paulo após comerem feijão contaminado com um bicho. Tudo começou com um áudio do WhatsApp que foi compartilhado por milhares de pessoas, onde uma mulher não identificada disse o seguinte fato:

”Família, a minha cunhada trabalha no Hospital Santa Joana e acabou de me mandar uma mensagem aqui no Whatsapp:

Tá tendo uma epidemia de reações de diarreia, dor de cabeça, vômito e mal estar em um monte de gente. E eles estão usando isso como virose. Só que tá tendo, alguns feijão, feijão de mercado, tá vindo com bicho. Aí o pessoal acaba cozinhando o feijão e ele não morre na água quente. Ele acaba dissolvendo no feijão quando cozinha. aí a pessoa tempera e come e ele acaba indo para o estômago. É um bichinho que tem que transmite uma doença e acaba matando. A minha cunhada mandou, acabou de morrer a chefe do plantão dela por conta disso e já tem dez pessoas que morreram por conta disso. E aí ela pediu para eu ir repassando para o pessoal. O que vocês podem fazer até para se prevenir também. Cata o feijão, coloca ele uns 15, 20 minutos na água e bastante vinagre. Deixa lá e o bichinho vai subir. Aí você joga a água fora e coloca pra cozinhar. O vinagre não estraga o feijão. Vai matar o bicho e aí você consegue utilizar o feijão pra comer. Vocês vai fazendo isso porque tá vindo um monte de contaminação em feijão, frutas e legumes também. Então fica aqui o alerta. A minha cunhada tá toda desesperada no hospital chorando. Eles fizeram a bateria de exames e descobriram que foi isso. E eles não estão divulgando porque são várias marcas de feijão. Então eles não estão divulgando por conta disso. Então quem vocês conhecer vai repassando e falando […]”

O hospital Santa Joana, que é uma maternidade em SP, não constou nenhum registo epidêmio ou de mortes, nem de chefes de plantão e nem de pacientes, o que provou que a história da larva do feijão era falsa e foi desmentida.

O que poucos sabem é que esse tipo de boato, sobre a suposta contaminação de alimentos, já é bem comum no mundo virtual.

FEIJÃO COM CHAGAS

Feijão-está-contaminado-com-bicho-aponta-hoax

Esse tipo de história envolvendo feijão não foi a primeira a circular pela internet. Em 2013, havia uma história bem parecida com essa. Ela dizia que o feijão estava contaminado com larvas do babeiro e que causou a doença de Chagas em 87 pessoas. Logo a notícia foi dada como falsa e passou apenas de mais um boato.

SALSICHA COM BOTULISMO

Caso-de-butolismo-envolvendo-a-Salsicha-pif-paf-vira-alerta-no-WhatsApp-e1436467462874

Em julho deste ano, uma história também falava sobre mortes de pessoas após consumo de alimentos. Ela falava sobre um caso de botulismo após o consumo da marca Pif-Paf. A história foi tão compartilhada que a própria marca teve que fazer um desmentido.

LATA DE CERVEJA COM LEPTOSPIROSE 

Lata-de-cerveja-com-leptospirose-matou-pai-de-modelo-e1420303791570

Outra história que circulou na internet disse que o pai da modelo Daniella Sarahyba faleceu após beber uma lata de cerveja com leptospirose. Existem vários motivos para fazer com que as pessoas lavem uma lata de cerveja antes de beber, mas o boato sobre a leptospirose não faz sentido algum. A história foi desmentida rapidamente após os médicos revelarem a verdadeira causa da morte.

RATO NA COCA-COLA

Rato-na-Coca-Cola-e1420338699321

Essa história causou muita polêmica no ano passado, sendo compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais. Um homem entrou na Justiça contra a Coca-Cola após afirmar que encontrou uma cabeça de rato dentro do refrigerante. Houve até uma reportagem na TV Record, onde fez a história se tornar ainda mais polêmica. Mas no fim a Justiça alegou que a história era falsa.

Muitas vezes as pessoas acabam acreditando nessas supostas histórias e passam a não consumir os alimentos que são mencionados. É aconselhável sempre buscar fontes reais ou esperar o final da história para saber se é real ou se não passa de mais um boato.

Por: Taynara Fonseca

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s